sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quem não usa máscaras?


Olá pessoal!

O que é personalidade?
Podemos relacionar com persona... pessoa... e dizer que personalidade são as características psicológicas ou mentais de um indivíduo.
Nesta linha de raciocínio a personalidade seria uma forma de identificação individual das pessoas e cada pessoa no mundo teria uma personalidade única, e a personalidade identificaria psicologicamente da mesma forma que as impressões digitais identificariam fisicamente.
Suyane Elias Comar define a Psicologia da Personalidade como sendo "área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento.
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. No senso comum o termo personalidade é usado para descrever características marcantes de uma pessoa, como “essa pessoa é extrovertida ou aquela menina é tímida” e etc, porém o conceito de personalidade está relacionado as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais nessas características.
Existem muitas teorias que estudam a personalidade, porém uma das mais importantes na história do estudo de personalidade está a de Freud.

Para Freud, o comportamento é resultado de três sistemas que são o Id, o Ego e o Superego. O Id é inato (que nasce com o individuo, congênito) e regido pelo princípio do prazer, exige satisfação imediata dos impulsos, sem levar em conta as consequências indesejáveis. O Ego é uma evolução do Id, pois apesar de conter elementos inconscientes como o Id funciona muito mais a nível consciente e pré-consciente, dessa forma, comandado pelo princípio da realidade, o Ego cuida dos impulsos do Id e muitos dos desejos acabam sendo não satisfeitos, mas sim reprimidos. O Superego contém ideias derivadas dos valores familiares e sociais, por isso é um sistema parcialmente consciente que serve como censor das funções do ego, de onde derivam sentimentos de punição, medo e culpa. Desse modo, podemos considerar o Id como sendo o componente biológico, o Ego como o psicológico e o Superego como o social da personalidade, trabalhando juntos sob a liderança do Ego."

Mas personalidade deriva de persona, que em latim significa máscara. Usada originalmente pelo teatro grego, onde cada ator utilizava uma máscara (persona) que identificava as características psicológicas do personagem.


Sendo o homem um ser social, defende-se então que nós sempre nos expomos e relacionamos em sociedade usando máscaras - pessoalmente acredito que possam até mesmo ser máscaras sobrepostas em camadas - e que em raros momentos de nossa existência nos relacionamos sem máscaras, permitindo a exposição do Id conceituado por Freud.
E o que isso tem a ver com segurança?
O Id é forte, e o Ego precisa de algum espaço para dar vazão a ele, sob pena de ser sobrepujado e "invadido" em momentos inapropriados.
Acredito que, curiosamente, as pessoas desenvolvem um certo sentimento de anonimato e privacidade quando estão atrás de uma tela de computador ou smartphone, e o ecossistema criado por estes sentimentos permite ao Ego dar espaço ao Id, ou seja, permite que o indivíduo possa ser visto sem máscaras, ou pelo menos com menos camadas de máscaras.


Isso justifica o apego e zelo que temos para com nossos smartphones e computadores, chegando ao ponto de chamarmos o computador corporativo que usamos no trabalho de "meu computador".
É por isso que pode-se conhecer mais profundamente e "explicar as particularidades que influenciam o comportamento" de uma pessoa analisando cientificamente seu computador ou celular.
Nós nos expomos em um computador ou smartphone e as máscaras caem.
No ano passado a Polícia Federal deflagou pelo menos 33 operações de combate à pedofilia (Parajás II, Adoletá, Infância Segura II, Darknet, Astreia, Infância Digna II, Criança Segura, Arlequin II, Trust, Infância Digna, Fantasia, Kame, Silêncio dos Inocentes I II e III, Resgate Online, Vacilo, Sonho Perdido, Infancia Violada, Anjo da Guarda, Fake Friend, Proteja Brasil, Infância Perdida, Anjos na Rede, Hemera, Pureza, Safer Net, Anjos Proibidos, Perigo Online, Net Control, Balão e Pequenos Mártires) resultando em 109 prisões.
Em absolutamente toas estas operações foram apreendidos computadores, smartphones, pendrives, e diversos outros dispositivos de armazenamento.
E isso é como um balde de caranguejos, em que você puxa um pela perninha e vem mais uma dúzia agarrados nele, pois analisando o smartphome de um pedófilo você descobre outros tantos.
Antigamente o pedófilo armazenava conteúdo em fotos ou fitas de vídeo e quando você puxava o caranguejo do balde só vinham 2 ou 3 agarrados nele e além disso era fácil eliminar evidências e manter as máscaras.
E não adianta apagar a fotinho recebida no Whatsapp. Com técnicas forenses o perito vai resgatar fotos que você nem lembrava mais que tinha visto.
Mas viu... e armazenou... e a lei diz que também é pedófilo aquele que produz, transmite e armazena conteúdo com pornografia infantil.
E é ai que as máscaras caem, pois descobre-se professores pedófilos, religiosos pedófilos, juízes pedófilos, policiais pedófilos e todo o tipo de gente que esconde uma personalidade (Id / Ego) doentia atrás de uma linda e respeitável máscara.

Mas isso é normal, afinal... Quem não usa máscaras?


Até o próximo!