sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Senhas

E se alguém descobrir suas senhas?



Calma ai! É começo de ano; estamos voltando de férias; vamos mais de vagar!
Ok... Ok... Feliz 2012 a todos!!!
Você utiliza senhas... certo?
E para que elas servem?
Provavelmente para proteger ou restringir o acesso a alguma coisa!
Correto. Se eu não quero que ninguém além de mim tenha acesso a alguma coisa eu a protejo com uma senha.
Conceitualmente uma senha pode ser algo que eu SEI, como por exemplo a sua senha de rede, algo que eu TENHO, como por exemplo a chave de sua casa, ou algo que eu SOU, como por exemplo minhas digitais. E existem sistemas que combinam mais de uma delas para permitir o acesso.
No caixa automático do banco Bradesco, por exemplo, você precisa SABER a senha de 6 dígitos e TER o cartão de chaves de segurança, além do cartão do banco.
Ainda usando o Bradesco como exemplo, é possível cadastrar a leitura da palma da mão (artérias) como fator de identificação, é o que se chama de autenticação por biometria.
Então, se alguém sacar dinheiro de minha conta no Bradesco, ou fui eu (primeira possibilidade), ou foi alguém que SABE a minha senha e TEM meus cartões (ou uma cópia deles). E se eu tiver cadastrado a biometria, esse alguém também tem a minha mão!

Seguindo o mesmo raciocínio, se você receber um email de jose.silva@bradesco.com.br ou do endereço dele no Gmail, quem mandou este email foi o José, ou alguém que conhece a senha dele.
Note que neste caso a autenticação é mais "fraca", pois bastaria conhecer a senha para poder passar-se pelo José, e fazer coisas em nome dele.
Na esmagadora maioria dos serviços no mundo digital, nos somos identificados unicamente por nossas senhas.
Email, Facebook, SAP, Blogger, Twitter, videolocadora, etc. etc. etc. E esta lista cresce cada vez mais, pois o mundo online também se amplia o tempo todo.
Podemos dizer então que neste mundo digital/virtual/online, que está separado de nós pelo teclado, nós somos nossas senhas.
Repetindo: você é sua senha.
Tudo o que for feito e autenticado por sua senha é atribuído a você.
Então... E se alguém descobrir suas senhas?

A dica é essa: pense que se alguém souber sua senha essa pessoa será reconhecida como sendo você e terá aceso a tudo o que você tem, portanto, cuide de sua senha como você cuida de sua identidade, de seu RG, e veja se você passa pelo teste das 4 perguntas-chave:
- alguém mais conhece sua senha?
- você usa a mesma senha a mais de 90 dias?
- você usa a mesma senha para mais de uma coisa?
- sua senha é fácil (palavras, datas ou números conhecidos)?
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário