quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Férias!!!

Olá pessoal!
Nesta época de festas e férias é mais comum a gente fazer compras em locais diferentes, fora de nossa rotina, locais que normalmente não frequentamos e nem conhecemos.
Compramos em lojas, restaurantes, postos de gasolina, e outros.
É preciso redobrar os cuidados, pois a demanda movimenta o mundo dos negócios, e a "indústria da fraude" sabe muito bem que o movimento na banca de sucos da praia de Bombinhas "bomba", e cresce exponencialmente nesta época do ano.
No último Domingo o Fantástico levou ao ar uma reportagem que mostrou algumas formas utilizadas pelos criminosos para clonar cheques e cartões.
Esta semana a Febraban divulgou algumas dicas para evitar este tipo de problema, e informam que é preciso "acompanhar quase que diariamente sua conta bancária, a fim de descobrir movimentações irregulares tão logos elas ocorram. Qualquer problema, o banco deve ser contatado rapidamente", sobre o uso de cartões, as dicas mais valiosas são "tomar cuidado para não deixar o cartão longe de seu controle em nenhum momento, e evitar que, quando digitar o código, alguém o observe", e ainda que "quando a transação for concluída, atentar para o comprovante de pagamento, principalmente se tiver de assiná-lo, e verificar se o cartão devolvido é o seu de fato".
Eu sou um pouco neurótico com esse negócio de senhas, e fico perplexo ao observar as pessoas no caixa do posto de gasolina ou no supermercado.
Ninguém toma cuidado algum para evitar que os outros vejam o que está sendo digitado!!!
Se você tomar somente este cuidado nas férias a gente já vai ficar contente e aplaudir.

Que você tenha boas festas, excelentes férias, um feliz ano novo, e não esqueça... COM SEGURANÇA!!!
Até Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário