terça-feira, 22 de maio de 2012

Já comprou seu Android hoje?

Olá pessoal!
 
Talvez você tenha comprado e nem se deu conta!!!
 
Num post anterior nós falávamos que um dia todo mundo iria ter um Android, lembram?
Já fazem 6 meses desta "previsão", e o cenário caminha para isso mesmo.
 
Atualmente 53% dos smartphones ativos já usam este sistema operacional.
 
E só no primeiro trimestre de 2012 foram vendidos mais de 81 milhões de unidades.
 

Alguns não perceberam, mas o post anterior não se restringia ao mundo dos smartphones...
 
Desde o ano passado a Google já vem falando no Android sendo usado em dispositivos embarcados (o GPS do seu carro por exemplo ) e em automação doméstica (sua nova lava-roupas por exemplo ). Nos tablets esta realidade já existe a um bom tempo, e Andy Rubin, um dos fundadores do consórcio que deu origem ao Android, comentou que "o circulo do Android está crescendo", e que "tudo pode ser androidizado".
Nesta linha...
A LENOVO lançou uma TV de 55" full HD que roda Android.
 
A SAMSUNG lançou uma geladeira.
 
 A NEST lançou um sistema de condicionador de ar.
 
 
E por ai vai...
 
E quem pensa que o foco está nos nichos e inovações do mercado, pode estar enganado.
Logo logo você vai estar comprando computadores, notebooks e netbooks rodando Android.
A Android-x86 é uma iniciativa de portabilidade do sistema para computadores comuns (Ubuntu que se cuide!).
O governo federal vai desembolsar 180milões para levar 600.000 tablests aos professores das escolas públicas (no Uruguay isso já é realidade a mais de 1 ano para professores e alunos - rodam Ubuntu), serão equipamentos da Positivo e CCE, e irão rodar... Android.
 
Mas a fama sempre tem seus inconvenientes.
Recentemente a F-Secure divulgou dados internos levantados por seus laboratórios de pesquisa e análise de malware, e eles informam um crescimento de 270% ao ano de novas FAMÍLIAS de vírus para a plataforma Android. Só no primeiro trimestre de 2012, contabilizaram 37 novas famílias e variações de aplicativos maliciosos, a ainda mais espantoso foi o crescimento de 2100% no número de malwares presentes em pacotes de aplicativos tipo APK (Android Application Package Files), saindo de 139 para 3.069.
O Android é a plataforma que mais cresce no mundo, com mais de 850 mil ativações diárias e mais de 450 mil aplicativos disponíveis, e por isso é cada vez mais seguro afirmar que "você ainda vai ter um monstrinho desses".
 
Então prepare-se!
As dicas de segurança não mudaram.
 
Atualize o Android - MUUUUITO cuidado nesta hora!!! Se você não sabe como fazer, procure alguém que saiba, e que seja de sua confiança. Normalmente cada fabricante lança seu pacote de atualização.
Instale um Antivírus - Existem os pagos e os free. Você pode escolher no Android Market entre Lookout Mobile Security, AVG Anti-virus Pro, NetQin Anti-virus, Dr. Web Anti-Virus, TrendMicro Mobility Security, Kaspersky e outros. Não esqueça de mantê-lo sempre atualizado.
Instale ferramentas de Lock&Wipe - São ferramentas que permitem a você remotamente "zerar" o aparelho, apagando dele todas as suas informações. Isso é muito útil em caso de perda ou furto (ja relatamos um caso aqui no blog). IMPORTANTE - Faça testes e esteja pronto para usar. O momento de pânico não é o melhor para aprender a fazer o wipe.
Desconfie dos aplicativos - A plataforma é aberta, e qualquer um pode escrever uma aplicação para Android, e ai se escondem a maioria dos malwares que somam o crescimento de 2.100% que citamos, e lembre: Um malware no seu Android pode fazer tudo o que você faz e mais o que você não sabe fazer.
 
 
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário