segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Até tu Brutus!!!

Olá pessoal!
No século I A.C. o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração. Entre os inimigos estava o seu filho Marcus Brutus. O imperador foi surpreendido e assassinado a punhaladas. Neste momento reconheceu o filho entre os assassinos e proferiu a famosa frase: "Até tu, Brutus, filho meu?"
Imagine que você tem um segurança, o seu João.
Mas o seu João já está velhinho e você quer contratar um novo segurança para protegê-lo e não permitir que ninguém lhe cause mal algum.
Você faz uma pesquisa no mercado para saber quais são as empresas com melhor conceito e avaliação.
Uma das instituições de pesquisa mais bem conceituadas do mundo afirma para você que a empresa do Sr. Mantec é a melhor em segurança.
Você demite o seu João e paga uma grana alta para ter um segurança da empresa do seu Mantec como guarda-costas trabalhando pela sua segurança.
E um belo dia você descobre que justamente esse "cabra safado" da empresa do seu Mantec é quem está prejudicando você.
O que você sentiria?
Sentimento parecido devem estar passando os usuários do PCanywhere e outras ferramentas da Symantec, depois que o código fonte do produto foi divulgado e foram expostas tantas vulnerabilidades que a própria Symantec aconselhou seus clientes a não usarem mais o produto.
E vejam que a Symantec a muito tempo figura (ou figurava...) nas melhores posições do Quadrante Mágico do Gartner!
Esclarecendo... o Gartner é um dos institutos de pesquisa e consultoria mais respeitados do mundo quando o assunto é Técnologia da Informação.
Mas este caso tem um outro aspecto importante para ser analisado.
Em várias outras oportunidades aqui no blog, alertamos as pessoas que hackers (ou crackers... como queiram) estão atrás mesmo é de dinheiro, e o objetivo não é nem de longe apagar as fotos das suas últimas férias, mas sim tirar de você todo o dinheiro possível.
A Symantec foi invadida.
Dizem que isso foi em 2006, mas tenho minhas dúvidas...
Não se sabe direito como esta invasão ocorreu, mas vamos imaginar?
Alguém INTELIGENTE escreveu um vírus colocou num pendrive junto com um monte de outros arquivos de música, filmes e jogos, e pagou 50 dinheiros para um colega "esquecer" este pendrive num elevador.
O colega trabalha numa empresa terceirizada contratada para cuidar da limpeza pela Symantec, e o elevador fica no prédio da engenharia.
Pronto.
Agora é questão de tempo para que o "alguém inteligente" comece a receber dados e informações, e não demora muito para ele receber um arquivo chamado "código fonte do pcanywhere".
O "alguém inteligente" analisa o código e diz: Nossa! Quanta vulnerabilidade!
Ai um dia o "alguém inteligente" acha que sua conta no banco está meio vazia.
Manda um email pra Symantec e diz: "Ei! Ou vocês me pagam 50mil dinheiros ou eu vou divulgar pra todo mundo o código do programa de vocês que é líder de mercado e está no quadrante mágico do Gartner à anos."
Pois é.
Pode não ter sido bem desse jeito mas aconteceu, mas  procure no Google por "yamatough@terra.com.ve" e você vai encontrar (em inglês) cópias dos emails da negociação dos 50mil dólares.
Vários sites noticiaram, e a Symantec já admitiu oficialmente tudo isso!
Convenhamos que 50mil é até um valor baixo (deve ser porque a conta estava só "meio" vazia) para o tamanho do estrago na imagem da Symantec.
Entenda que não existe software completamente seguro. Todos têm vulnerabilidades. Descobrir e explorá-las é uma questão de vontade, tempo e INTERE$$E.
Então:
- Compre, instale e mantenha atualizado um bom antivírus;
- Instale sempre e rápido todas as atualizações disponíveis para os sistemas que você usa;
- Informe-se e utilize as opções de segurança;
- Não use, fuja, corra e se benza contra software pirata.
Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário