terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Caso de sucesso

Alguns posts atrás nos falamos do Android, lembra?
Dissemos que você ainda vai ter um monstrinho desses, e falamos dos cuidados que se deve ter.
Tivemos até o depoimento do colega Celso Torres em um comentário, dizendo-se "contaminado" pela febre dos monstrinhos.
 
Pois bem, vou relatar o caso verídico de um outro colega que, por motivos óbvios, vou chamar de "Plácido".
 
 
O Plácido comprou um smartphone da Samsung que roda Android.
Como é um cara ligado na segurança de suas informações, foi logo pesquisando aplicativos que pudessem agregar segurança ao seu novo aparelho.
Ele escolheu basicamente 2 aplicativos: LoockOut e AndroidLost.
O LookOut é um aplicativo que funciona como anti-malware/spyware, backup e localizador/bloqueador de aparelhos. O Anti-malware roda sempre que você instala ou atualiza um aplicativo. Para usar a funcionalidade de backup você precisa fazer um cadastro no site do fabricante, que libera 1.5Gb. Com este mesmo cadastro você tem acesso a um painel de controle através do qual você pode pesquisar a localização do seu aparelho, fazer com que ele toque um alarme, bloqueá-lo, ou mesmo apagar os dados dele (wipe).
O AndroidLost faz tudo isso e mais algumas coisas. Através de um cadastro no site do fabricante você pode, ler e enviar remotamente SMSs, fazer com que o aparelho mostre mensagens na tela, fazer uma leitura do status do aparelho (bateria, número do SIM, lista de chamadas, etc.), capturar imagens coma a câmera, e outras coisas.
 
Pois bem...
Um dia desses o nosso colega Plácido colocou a prancha no carro e foi aproveitar os dias de calor pra pegar umas ondas na praia.
É claro que ele só levou pro mar a própria prancha, e o resto, inclusive o "monstrinho", ficaram no carro aguardando.
Mas antes que o Plácido voltasse o carro foi "visitado", e foram furtados a carteira com documentos e dinheiro, e o smartphone.
Logo após registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, e já de volta à sua casa, nosso colega lembrou do LookOut e do AndroidLost, e foi logo ao site para tentar localizar suas coisas furtadas.
O mais rápido a dar resposta foi o LookOut, que informou com precisão a localização do aparelho.
 
Ele estava em um local relativamente "inóspito" em uma cidade vizinha de onde ele estava surfando.
Imediatamente ligou para a polícia e repassou as informações.
Logo em seguida o AndroidLost deu sinal de vida.
Nosso colega Plácido então, fez com que o aparelho mostrasse uma mensagem na tela e programou para que uma foto fosse tirada ao clicar em OK, e ainda, que esta foto fosse enviada para o email dele.
Com a foto na mão ele foi à polícia novamente e disse: "Ô seu puliça, agora além da localização eu tenho uma foto do ladrão. Isso ajuda?" E o policial respondeu:"Mas esse é o João-mão-leve! Vamos fazer uma campana e pegar o meliante."
No dia seguinte o Android estava de volta nas mãos do Plácido, e o João-mão-leve estava "guardado".
 
Infelizmente o desfecho da história não foi completamente feliz, pois a carteira e documentos não foram encontrados.
 
Reforçamos então a mesma dica que deixamos no post anterior sobre o Android:
Atualize o Android - MUUUUITO cuidado nesta hora!!! Se você não sabe como fazer, procure alguém que saiba, e que seja de sua confiança. Nem todos os aparelhos suportam atualizações do Android, e normalmente cada fabricante lança seu pacote de atualização.
Instale um Antivírus - Existem os pagos e os free. Você pode escolher no Android Market entre Lookout Mobile Security, AVG Anti-virus Pro, NetQin Anti-virus, Dr. Web Anti-Virus, TrendMicro Mobility Security, Kaspersky e outros. Não esqueça de mantê-lo sempre atualizado.
Instale ferramentas de Lock&Wipe - São ferramentas que permitem a você remotamente "zerar" o aparelho, apagando dele todas as suas informações. Isso é muito útil em caso de perda ou furto. IMPORTANTE - Faça testes e esteja pronto para usar. O momento de pânico não é o melhor para aprender a fazer o wipe.
Desconfie dos aplicativos - A plataforma é aberta, e qualquer um pode escrever uma aplicação para Android. Já existem vários casos de aplicações contendo código malicioso, e lembre: Um malware no seu Android pode fazer tudo o que você faz e mais o que você não sabe fazer.
 
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário